Navegar para Cima
Logo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas
Direção Regional dos Recursos Florestais
 



​  

Perdiz-vermelha 

Alectoris rufa

 
 
 
Características gerais:
 
Tamanho médio, com cerca de 35-40 cm de comprimento, com o bico e as patas de cor vermelha. As costas e a cabeça têm penas de tom acastanhado. Os flancos são estriados de castanho e branco, com uma linha preta contornando o branco das faces até ao peito, formando um colar escuro. O ventre é de cor claro, levemente acinzentado. O macho é mais corpulento e pesado que a fêmea e, normalmente, apresenta os tarsos mais compridos, mais fortes e dotados de um esporão.
 
 
Habitat:
 
Prefere terrenos abertos, em especial com culturas cerealíferas e com boa exposição solar. Pode encontrar-se também na periferia das áreas incultas ou com estratos arbustivas espaçados e ainda em terrenos de vinhas. Nos Açores, existe na ilha do Pico.

 
 
Alimentação:
 
Os perdigotos são insectívoros durante o primeiro mês de vida. Gradualmente, procuram produtos de origem vegetal, especialmente os grãos de cereais e também folhas, rebentos, bagas, flores e raízes de plantas espontâneas.
 
 
Comportamento e Reprodução:
 
Monogâmica, o acasalamento começa geralmente em Fevereiro e Março, podendo haver alterações conforme as condições atmosféricas.
A postura é feita durante os meses de Abril a Maio, com um número médio de 12 ovos e a incubação dura cerca de 23 dias.