Navegar para Cima
Logo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas
Direção Regional dos Recursos Florestais
 



GesFlorA – Plataforma Digital para a Gestão Florestal nos Açores

 

A necessidade de planeamento operacional ao nível da gestão florestal tem sido uma realidade crescente nos Açores ao longo dos últimos anos, caracterizada por propriedades agroflorestais com dimensões consideráveis que carecem de uma abordagem de gestão integrada, e existência de povoamentos puros equiénios de criptoméria que ocupam áreas extensas e apresentam já sinais de caducidade em algumas ilhas dos Açores. Surge assim a necessidade de implementar uma gestão tecnicamente sustentada, onde a avaliação de impactos é uma preocupação constante, através da elaboração de Planos de Gestão Florestal.

Um Plano de Gestão Florestal (PGF) é um instrumento de carácter operacional que tem como objetivo definir, para uma determinada unidade espacial (Unidade de Gestão Florestal - UGF), as opções e ações de gestão a implementar, num horizonte de médio\longo prazo, em função das características biofísicas do território e dos objetivos de gestão estabelecidos.

A afetação de recursos humanos, materiais e financeiros é uma componente imprescindível dos PGF´s, bem como a estimativa dos custos e receitas decorrentes da gestão florestal.

 
O que se tem verificado?
 
  • Os planos “em papel” rapidamente se desatualizam, perdendo o seu potencial como ferramenta de apoio operacional.
  • A sua integração territorial \ temporal, visando uma análise em larga escala, é difícil.

 

A Direção Regional dos Recursos Florestais (DRRF) definiu na medida 3.3 do Objetivo 3 - Incentivar a Gestão Florestal Ativa da Estratégia Florestal dos Açores (2014), a criação de uma plataforma digital comum, através da qual os agentes do sector, públicos e privados, possam elaborar os seus Planos de Gestão Florestal (PGF’s). Sendo a GesFlorA – Plataforma Digital para a Gestão Florestal nos Açores a concretização dessa medida estratégica.

A GesFlorA funciona ligada ao Sistema de Informação da Direção Regional dos Recursos Florestais, através de uma plataforma Web assente em Microsoft SQL Server e Tecnologia ESRI. Permite a normalização de informação, a atualização de informação, a integração e análise de informação e fornece dados para apoio à decisão de gestão florestal.

Se por um lado, um plano de gestão florestal permite, a longo prazo, ter a perceção de como será a gestão de uma propriedade florestal (ou Unidade de Gestão Florestal - UGF), por outro lado a integração de um conjunto alargado de PGF’s numa plataforma digital permitirá ter a noção desta gestão numa base territorial regional. 

 

Para aceder à GesFlorA – Plataforma Digital para a Gestão Florestal nos Açores, clique:

 

(http://gesflora.azores.gov.pt)

 

(Compatível apenas com as versões 9 a 11 do navegador Internet Explorer)